Como chamar clientes para seu salão de beleza, barbearia ou estética ao reabrir

Como chamar clientes para seu salão de beleza, barbearia ou estética ao reabrir

Barbearia, Cabelo, Estética, Fashion, Hair, Make Up, Nails, Negócios, Podologia, Recursos,

Assim que recomeçar a gradual reabertura de salões de beleza, barbearias e clínicas de estética, muitos desses negócios verão suas agendas lotadas, como se fosse a época mais movimentada do ano – afinal, após um período de isolamento, é compreensível que os clientes estejam ansiosos para fazerem os tratamentos de beleza e estética que tanto amam. No entanto, nem todos estarão satisfeitos com o número de agendamentos após a reabertura no “novo normal”. Uma reação instintiva a essa situação é buscar maneiras de como chamar clientes para seu salão de beleza, barbearia ou estética. Então, o que você pode fazer para incentivar mais reservas durante esse período? Bem, perguntamos a alguns parceiros Booksy que costumam ter agendas lotadas e eles nos contaram o que fazem com a ajuda de nosso sistema, e aqui está o mapa do tesouro!

Faça com que os clientes se sintam seguros

Não são apenas os proprietários e os funcionários dos salões, clínicas e barbearias que têm medo de voltar ao trabalho, os clientes estão receosos de fazer tratamentos durante este segundo ápice da pandemia, e continuarão receosos enquanto a pandemia não estiver 100% sob controle. Coloque-se no lugar deles: seus clientes devem imaginar que você estará com a agenda cheia no dia da reabertura e nos dias seguintes. Eles devem imaginar também que vários outros clientes irão ao seu negócio para se embelezar, aumentando, assim, a possibilidade de um surto de COVID-19. Portanto, muitos clientes, ao invés de fazerem uma reserva com você na primeira ou segunda semana após a reabertura, deixarão para agendar depois de um tempo.

Os clientes que desejam marcar uma visita após a reabertura, mas estão com medo de contrair a Covid-19, podem reconsiderar e fazer um agendamento caso sintam que você está tomando as precauções corretas para garantir sua segurança. É possível que eles não estejam cientes e bem informados sobre os rígidos protocolos de reabertura que entraram em vigor em seus negócios. Em vez disso, eles podem imaginar que seu estabelecimento está lotado e que você não está sequer tendo tempo para limpar o ambiente de trabalho entre uma cliente e outra. Então, como reverter essa situação e chamar clientes a seu salão de beleza ou estética? Nesse caso, é essencial não perder tempo e informar seus clientes sobre as precauções tomadas para garantir a segurança deles. Em suas redes sociais, site e página de agendamento online do Booksy, compartilhe informações sobre os protocolos de espaçamento, desinfecção e uso de equipamento de proteção que você implementou e como essas alterações a segurança de todos em seu negócio estará garantida.

Vá além e considere também criar um formulário personalizado, no Booksy temos um formulário pré-cadastrado chamado Aviso de Covid-19 que deve ser preenchido pelos clientes antes de cada compromisso no “novo normal”. Se você usar o software de gestão de salões de beleza Booksy, poderá enviar esses Avisos diretamente para cada cliente.  Perguntas como se o cliente esteve ou não na presença de alguém que foi diagnosticado com COVID-19 estão incluídas no formulário, a fim de evitar contato com pessoas que possam estar contaminadas. Seus clientes ficarão tranquilos ao visitar seu negócio, sabendo que você se preocupa com a saúde de todos, colocando a segurança em primeiro lugar.

Mais benefícios

Você sabia que reabrir seu salão de beleza, barbearia ou clínica de estética é também o momento perfeito para atrair novos clientes? Você não é o único negócio de beleza e estética que reabre após o período fechado pelo lockdown, sua concorrência também começará a reabertura e provavelmente está preparando campanhas e ofertas de marketing para conseguir mais clientes, até mesmo enquanto você lê este artigo! Mas… O que acontece quando os horários deles já são preenchidos? Os clientes deles terão que ir a outro lugar para fazer tratamentos e é aí que você entra. É muito mais fácil atrair novamente os clientes fiéis (especialmente com a ajuda da seção de Marketing do Booksy) do que conquistar novos clientes e, mas volta ao trabalho se mostra como a oportunidade perfeita para atrair novos e leais clientes em potencial.

Para fazer isso, como parte de sua estratégia de chamar clientes para o seu estabelecimento, considere vender pacotes de tratamentos com descontos ou cartões presente para novos clientes – aqueles que os comprarem poderão utilizá-los sempre que acharem melhor, vinculando seus clientes iniciantes à sua empresa por mais tempo. Se você decidir se concentrar em atrair seus clientes já existentes, também poderá incluí-los em sua promoção ou campanha de “bem-vindo de volta”.

Um novo normal pós-reabertura

Obviamente, após reabrir seu negócio, o “novo normal” continuará em vigor com o uso de máscaras, aventais, desinfetantes e conversas mais curtas com suas clientes, afinal, todos ainda estarão preocupados com a possibilidade se pegar o Coronavírus. No entanto, existem várias maneiras pelas quais você pode ser criativo ao reabrir, o que ajudará a preencher sua agenda! Aqui estão algumas ideias,  sugeridas pelos nossos parceiros, que você pode querer experimentar também:

  • Um kit de higiene – os clientes que reservarem um horário em seu estabelecimento  logo após sua reabertura receberão um kit de higiene gratuito, que incluirá uma garrafinha de álcool em gel não irritante para as mãos e uma máscara personalizada com o logo de seu negócio.
  • Novos tratamentos e produtos – se você planeja introduzir um novo tratamento ou produto em seu menu de serviços, agora seria um momento oportuno para fazê-lo pois atrai a atenção de suas clientes, especialmente se isso for um pedido frequente deles.

Embora essas ideias sejam interessantes como estratégias para chamar clientes a seu salão de beleza ou estética, elas não serão muito efetivas se você não promovê-las e informar suas clientes (regulares e em potencial) sobre elas.  Para divulgar sua ações de marketing exclusivas para o período de reabertura, você deve utilizar vários meios de comunicação diferentes, como suas redes sociais, perfil no Booksy e mensagens diretas – com o  Booksy você pode enviar uma mensagem direta em massa para todos os seus clientes informando-os do kit de higiene de brinde ou do novo serviço. Ou se não for oferecer nenhum diferencial, só enviar uma mensagem para os clientes dizendo que está sentindo falta deles e que está preparado para recebê-los, já é efetivo. Use e abuse das redes sociais para ajudar a divulgar a reabertura de sua empresa. Com o Booksy você pode enviar notificações, SMS, emails e criar flyers digitais para ajudar na divulgação.

Esteja presente para seus clientes

A parte mais essencial em atrair clientes para seu negócio de beleza e estética após a reabertura não é tão direta. Claro, renovar o interior da sua empresa, introduzir novos tratamentos e até ter ofertas de reabertura é ótimo, mas nada funciona melhor do que simplesmente entrar em contato com suas clientes. É importante que você publique regularmente nas redes sociais, perguntando aos clientes como eles estão se saindo e o que estão fazendo para passar o tempo ou como estão voltando às rotinas normais. Além disso, enviar a cada um deles uma mensagem de texto SMS ou e-mail mostrará que você se importa com eles e mal pode esperar para tê-los de volta ao seu salão. Um negócio construído com um bom relacionamento e emoções positivas de seus clientes prosperará mesmo em tempos difíceis!

Sua reabertura e seu trabalho no “novo normal” pode ser realmente magnífico se tudo for planejado de acordo. Garanta a segurança de suas cientes, seja criativo com a reabertura e, simplesmente, esteja presente para seus clientes, assim você pode ficar tranquilo sabendo que seu negócio está no caminho certo! Vá além e, caso ainda não o faça, comece a usar o Booksy para gerir seu negócio de beleza e estética de forma fácil e eficiente. Clique no botão abaixo para fazer seu cadastro e iniciar o teste gratuito!

Gostou das Dicas? Temos mais em nosso Manual do Lockdown, dê uma conferida ao clicar na imagem abaixo:

 

Comece seu período de teste gratúito agora.

Se cadastrar é super rápido!